Palestra sobre “Prevenção do Câncer de Boca, de Cabeça e Pescoço”

No dia 10 de agosto de 2023, foi realizada uma palestra sobre “Prevenção do Câncer de Boca, de Cabeça e Pescoço”, com a Equipe de Saúde Bucal do PSF de Serranos, na comunidade da Capela, zona rural de Serranos.
A dentista da equipe abordou inicialmente o conceito da doença, sendo que o tabagismo é um fator fundamental para o desenvolvimento do câncer de boca.Foi mostrada a porcentagem dos pacientes que continuam fumando após o tratamento de câncer, de desenvolver cânceres na boca, garganta ou laringe; e também a porcentagem das pessoas que desistem de fumar a desenvolverem cânceres secundários. Fumantes de tabaco foram associados a cânceres na bochecha, gengiva e superfície interior dos lábios.
Foi explicado sobre a doença periodontal, uma infecção na gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, que resulta das formações das bactérias bucais prejudiciais, podendo levar à perda dos dentes. Todavia, os fumantes têm chances dobradas de desenvolver a doença periodontal. O tabagismo também pode afetar o paladar e o olfato e causar outros prejuízos na mucosa bucal e nos dentes.
Além disso, durante a palestra, a dentista falou sobre o prognóstico de pacientes com câncer de cavidade oral, os sinais e sintomas iniciais que devem ser observados, e já nos casos mais avançados, outros sintomas começam a surgir. Além disso, outras informações foram repassadas, como a detecção precoce da doença, o diagnóstico, o tratamento, a prevenção e a importância do autoexame da cavidade oral.
Em seguida, houve a entrega de kits de higiene bucal, concedidos pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).